Tibet Mountain

terça-feira, 1 de março de 2011

Ricardo Baltazar Faz o cume do Fitz Roy

EEEIIAIIAAAAA!!!!
SAIU LOCOOOOOO!!! CRAVEI O BICHANO!!!!!!
CUME DO FITZ FOY FEITO!!!! AGORA SIM JA POSSO VOLTAR TRANQUILO!!!!

muito massa. saimos eu o julio no sabado pro passo superior ( alta caminhada alpina ) e nos instalamos no bivac la pelas 4 da tarde.
tinha um montao de gente pra atacar o fitz tambem, como umas 5 cordadas. engolimos o bivac gelado so no saquinho e as 11 hs da noite
nos levantamnos pra comer e ir atacar a famigerada brecha dos italianos. pela 1h da manha de domingo estavamos em marcha cruzando
o glaciar do passo superior cheio de greta sinistras ( iamos encordados eu na frente abrindo caminho e seguindo tres argentinos que sairam
primeiro que nos ). saltei varias gretas e entrei com uma perna dentro de uma pequena.
sobe, sobe chegamos ao pè da brecha la pelas 3 da manha e ae nos preparamos pra trepar a rymaia ( sinistra ) e escalar os 300 metros de
misto e 5 grau. demoramos um pouco porque logo encostou um espanhol e um argentino e nos embolamos um pouco
mas tiramos pra arriba. chegamos no topo da silla dos franceses ( pè da rocha ) la pelas 9 da mnha e ae tava uma muvuca!!!!
tinha um casal logo na segunda cordada ( que nao se moviam ) uma cordada de barilhoche logo por baixo na primeira cordada, os tres argentinos
no pè da via esperando pra entrar e nòs que chegamnos seguidos do espanhol e o argentino. ae esperamos ao sol ( dormi um pouco ) e os tres
argentinos entraram na 1 cordada ( um 6a ) mas nao se moviam os fia da puta. julio comnecou falar em descer, desistir e a situacao comecou
a ficar tarde ja eram quase meio dia!!! e o normal e comecar a parte de rocha as 7 hs!!!!!
dae o argentino que estava com o espànhol resolveu desistir. ia baixar e nos perguntou se nos aceitavamos o espanhol ( se chama Ino).
dissemos que sim que iamos escalar que ele podia vir conosco. tinha que ver o loco, tava quase chorando pra escalar, a parte o dia
tava ducaralho.
bom, peguei a ponta da corda e comecei o baile. passei voando peloa 6a. os julio e o ino vinham escalando juntos limpando. na 3 cordada pedi
licenca pros tres argentinos pra passar pq eles ia igual tartaruga e a parede jorrava agua das fendas pq o verglas tava derretndo com o calor que fazia.
passei os argentinos e comi um 6b+ molhado, frio e de 50 metros em um diedro. dale friends. depois guiei uma cordada masi e passei a bola pro julio.
ele guiou tambem umas 5 cordadas e passou pra mim de novo. ( o espanhol nao escalava mto bem em rocha )fiz um par de cordadas e encarei
a ultima pra sair na rampa de neve que da acesso ao cume, um 6c ( frances ) duro e gelado ( ja eram umasa 9 hs, quase noite aqui ). artificializei o passo de 6c
 e meti o restante em livre. subiram os loco e dae comecou a epopèia!!!
a tal rampa final nao tem nada de faci, maior robada!!!! de noite de lanterna, um frio ducaralho. eu tava com todas as ropa e cagado de frio nunca passei tanto frio em minha vida ( estou com os dois dedao do pe insensiveis, dormentes ainda ). foram um 300 metros de misto a 50º graus um gelo petrificado pelo vento
que nem os crampom agarravo direito. esse tramo passamoa a bola pro espanhol conmo forma d ele pagar o arrego que demo pra ele. o bixo foi bem, de piqueta e crampom foi encontarndo o caminho mais demorava muitissimo!!! esse parte final do fitz e enorme e ruim de se orientar. eu assegurava e as vezes o julio assegurava enquanto eu tentava dormir batendo queixo. ja eram as 2 da madrugada de segunda e nada de cume e a moral baxando, desidratados com fome, e perdidos. aumentou o vento. entao chegamos ao pè de uma trepada de rocha e gelo e decidimos parar, tava mto sinistro, eu nao conseguia parar acordado,
dormia ate escalando de segundo. dale, engolimos aquele bivac famoso quase no cume. eu construi uma especie de taipa, pirca de pedra pra me proteger do vento e organizei a favela brasileira ( plastico, manta termica, mochila pra entar dentro e essas coisas ) o Ino entrou par dentro da bolsinha de bivac de mariconeo da nort face maricon!!! e o julio acho que nem dormiu, ficou derretendo neve com o jetboil e disse que dormiu um pouco ate que ferveu a agua e derramou entra as perna dele.
sonhei um pouco aqueles sonhos qdo se esta em casa quentinho com a galera. te acorda e tem que encarar a dura realidade. na puta que pariu, gealado, fudido, cansado, exposto e como uma formiga pronta pra ser varrida da face da terra. acordamos co o sol nascendo engolimos um liofilizado e olhamos a parede final nao era masi tao feia qto parecia de noite. era uma trepindanga entre blocos e gelo. dale pra arriba 30 minutos cume do fitz roy com o sol nascendo loco.
ficamos uma hora no cume sacando foto e rindo. dava pra ver tudo embaixo, poincenot, guillamet, el chalten e inclusive o torre ja nao era tao imponente.
comemoramo e comecamo a caravana da coragem!!!! descer todo morro. rapel e rapel sem fim. mas por sorte deu tudo certo, a corda trancou so um vez e foi facil reverte.

Outros 3 cumes feitos na mesma temporada: Guillamet, El Mocho e Media Luna!!!

Parabéns mil vezes meu velho, isso que você fez não é pra qualquer um você sabe e eu sei bem o quanto é foda este clima ai e qual o valor de cada metro de escalada que você fez em um lugar como a Patagônia, terreno duro mesmo e com os meios que você foi e consegui tudo isso tens o meu respeito e adimiração cara nem tenho palavra pra te homenagear!!!
Este ano como te falei estava louco pra ir e fazermos esta indiada, mas não deu quem sabe ano que vem possamos fazer algo, tem o Torre em é um sonho meu borá guri rsrsrsr!!!